terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Os metalúrgicos sofrem com a economia e se afastam do PT





No governo Lula, os metalúrgicos do ABC tinham a sensação da chegada ao paraíso. Agora é diferente





Odair da Rocha, ex-metalúrgico, em Santo André. Ele virou empresário e sua empresa quebrou recentemente (Foto: Letícia Moreira/ÉPOCA)









Antes de quebrar financeiramente e de se ver diante de uma dívida milionária, Odair da Rocha era um ex-sindicalista em ascensão. Saíra de São Paulo casado com Raquel rumo a Santo André, no ABC paulista, onde se instalou na década de 1980. A vida de metalúrgico começou ali do lado, em São Bernardo do Campo, como ferramenteiro. Ele produzia moldes de peças usadas na fabricação de carros, geladeiras ou fogões. Passou pela Karmann Ghia, depois pela Semer. Acabou na Brastemp. Nas três empresas por onde passou, Rocha progrediu. Na Brastemp, tornou-se chefe. Em 1999, fase em que a indústria começava a terceirizar seus serviços, soube que a ferramentaria onde trabalhava seria vendida. Viu ali uma oportunidade de negócios. Reuniu suas economias e, com dois amigos, investiu R$ 150 mil na compra da empresa onde batera ponto por 20 anos. Patrão, passou a supervisionar 55 funcionários, que moldavam peças. Primeiro para a própria Brastemp, depois para outros fabricantes de eletrodomésticos. Com a produção em alta, ano a ano, seu negócio dava sinais de progresso. “Até que veio a invasão chinesa”, diz ele, hoje com 59 anos.
A importação das peças asiáticas tornou-se mais atraente para as empresas que compravam de Rocha. A ferramentaria passou a declinar, e o setor de peças como um todo também. Na transição do governo Lula para Dilma Rousseff, Rocha não resistiu. Sua ferramentaria quebrou. Os funcionários foram dispensados, os carros vendidos, a sociedade desfeita. Sobrou-lhe uma conta de milhões de reais a pagar, e ele não tem o dinheiro.  “Foi o momento mais triste da minha vida”, diz. “Nunca usei cheque especial. De repente, me vi devendo um valor que nem se eu vendesse tudo teria como pagar.” Falido, Rocha voltou a ser empregado, na ferramentaria de um amigo. Ela também está à beira do precipício, e ele acabou demitido no começo do ano. A casa espaçosa em Santo André é o único patrimônio que lhe restou. Rocha e Raquel, de 58 anos, vivem hoje da aposentadoria.

O setor de peças tem um poder de resistência às intempéries da economia menor que as montadoras de carros. Em momentos de crise como 2008, ajustes de produção, demissões e incentivos do governo (como a redução de impostos para a compra de carros) atenuaram os danos econômicos para as montadoras. Nenhuma delas quebrou. O mercado melhorou, e a venda de carros bateu recorde em 2012. Foram 3,8 milhões de unidades vendidas no Brasil. Em 2014, uma nova crise se alastrou na indústria automotiva, respingou nas vendas, na produção e nos trabalhadores. “No fim de junho, chegamos ao fundo do poço nas vendas”, afirma Luiz Moan, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Uma das causas foi a política econômica do governo nos últimos anos. Para tentar domar uma inflação ascendente, por causa de uma política fiscal frouxa, o Banco Central aumentou os juros e tomou medidas para restringir o crédito. Para piorar, a crise cambial na Argentina – grande parceira comercial do Brasil na compra de veículos – prejudicou as exportações. “O clima de pessimismo que se espalhou pela economia brasileira a partir de 2013 foi um grande agente para a nossa piora”, diz Moan. Há 412 mil carros novos parados nos pátios.
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Para se adequar à crise, três das cinco montadoras instaladas no ABC paulista (Volkswagen, GM e Mercedes) mandaram os trabalhadores para casa, pagando uma parte do salário. Outra é paga pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, do governo. A prática é conhecida como lay-off. No ABC, ela afastou temporariamente 2.700 metalúrgicos ao longo do ano. As três montadoras também adotaram Planos de Demissão Voluntária (PDVs). GM e Mercedes deram férias coletivas a centenas de funcionários. A Mercedes informou que não produzirá um único caminhão em dezembro.

Pela primeira vez desde 1990, a balança comercial do ABC paulista fechará o ano no vermelho, diz o economista Sandro Maskio, coordenador de Estudos do Observatório Econômico da Universidade Metodista. Nos três primeiros trimestres do ano, as importações superaram as exportações do ABC em US$ 427 milhões. Os salários por ali diminuíram. A quantidade de empregos, também (leia no quadro). “Neste ano, a indústria do ABC perdeu 10 mil vagas. Mesmo com as contratações, o número de empregos caiu em 4 mil postos. Isso impactou diretamente a cadeia automotiva”, diz Maskio. “O trabalhador sente isso. Ele se torna mais cauteloso e insatisfeito.”


MEDO
O pintor de carros Jair Andrade com a mulher e o filho, na fábrica da GM, em São Caetano. Andrade teme a demissão (Foto: Rogério Cassimiro/ÉPOCA)

Se, até 2010, os metalúrgicos ascendiam na direção do paraíso, o atual cenário sombrio deixou-os no purgatório. O ânimo despencou. “O fantasma roda aí dentro”, diz Jair Nery de Andrade, de 51 anos, e aponta para além dos portões da GM, em São Caetano. Há 30 anos funcionário da montadora, Andrade é um dos 850 metalúrgicos da GM em lay-off. Ele e o filho Paulo, operador de produção na GM há cinco anos, dizem que tiveram folgas esporádicas e obrigatórias ao longo do ano, devido à baixa produção.
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Parado diante dos portões da empresa, Andrade faz cálculos. “Há 13 mil carros parados no pátio hoje. A última vez que vi isso acontecer faz 17 anos”, afirma. “A produção começou a cair em setembro de 2013. O mercado não correspondia à produção. A GM foi uma das que mais resistiram. Volks e Mercedes já tinham feito lay-off esse ano. Quando chegou novembro, acabou o terceiro turno de produção, e muitos de nós entramos em lay-off.  A produção caiu para 300, 450 carros por dia.” É uma realidade bem diferente de dois anos atrás. Na ocasião, diz Andrade, a fábrica entregava 1.000 carros por dia. Ele trabalhava sábado sim, sábado não. Fazia hora extra. Seus colegas ficavam exaustos. A recompensa vinha no fim do mês. “Eram R$ 1.200 a mais de salário, só de horas extras.”

Coisas do passado. Afastado do trabalho, Andrade cancelou os planos de viajar com a família no Natal. Diz que é melhor não contrair dívidas. Teme ficar sem emprego quando o lay-off acabar, em abril. Para piorar, o reajuste salarial deste ano corrigiu apenas a inflação, de 6,35%. Comparado aos 10,8% conquistados em 2011, parece pouco. “Até que teve um abono também, de R$ 3.700”, diz Andrade. Vestida em camisa e relógio de grifes, Jeane, de 46 anos, a mulher dele, foi a primeira a sofrer com o corte de gastos. A drenagem linfática semanal foi cortada, e os cabelos esticados deixaram de receber tratamentos corriqueiros. “Era sempre R$ 200 a cada vez que ela ia”, diz Andrade. O filho Paulo, de 26 anos, está desiludido. Ingressou na GM há cinco anos. Esperava seguir a mesma trilha de prosperidade do pai. Mal se habituou ao trabalho, encontrou tensão. “Você só ouve história de coisas legais que aconteceram com o pessoal antigo. Hoje não sente essa firmeza por causa do governo. A gente que é jovem tem garra. Mas não temos onde fincá-la.”

O cenário difícil da indústria foi uma razão importante para que o ABC paulista sofresse uma reviravolta política em outubro. Em 2014, o PT perdeu feio no berço político do ex-sindicalista e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente Dilma Rousseff perdeu nas cidades de São Bernardo, Santo André e Mauá – todas governadas por prefeitos petistas. Nas sete cidades da região, ela só venceu em Diadema e em Rio Grande da Serra. Para o cientista político Rodrigo Fernando Gallo, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a economia trôpega e a memória dos escândalos explicam os resultados. “A presença de Lula ainda angaria votos onde ele é tradicional, mas Dilma não é Lula”, diz ele.

O petismo sentiu isso nas fábricas, como nunca antes. Quando Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, fez campanha com os operários, foi recebido pelos metalúrgicos com frieza e indiferença. Houve xingamentos. Poucos quiseram pegar panfletos. “A economia justifica a queda dos nossos votos. A indústria atípica reduziu sua atividade e gerou insegurança nos trabalhadores. Isso tem efeito na eleição”, diz Marques.

Deputados federais do PT, com base no ABC, deixarão a Câmara em 2015. Quem voltará para Brasília saiu das urnas arranhado. No escritório são-bernardense do deputado federal Vicente da Silva, o Vicentinho, o clima é de fim de guerra, apesar de ele ter assegurado seu quarto mandato consecutivo. Sua votação caiu de 141 mil, em 2010, para 89 mil, em 2014.  Vicentinho diz que a derrota acachapante do PT na região é resultado de má comunicação e da falta de renovação política – sem falar no desgaste. “Sou figura pública desde 1981, quando era sindicalista. O povo cansa, quer novidade”, diz Vicentinho. “O mensalão e o escândalo da Petrobras ajudaram muito a colocar o nosso partido lá embaixo.”

Os petistas avaliam que a situação poderia estar melhor no ABC, se o governo Dilma fosse mais aberto aos sindicatos. Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, disse recentemente que o governo Dilma falhou na interlocução com sindicalistas. Tudo quanto é petista no ABC aplaudiu a declaração. “O movimento sindical e o PT estavam acostumados ao período Lula, de muito diálogo”, diz Carlos Doniseti Sanches, do PT de Santo André. “Com Dilma, não houve diálogo algum. O sindicalismo não estava satisfeito com o governo. Paulinho tem razão nisso.”

Paulinho é o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Insatisfeito com Dilma, rachou com o governo, criou um partido, o Solidariedade. Fez com que a Força – segunda maior central sindical do país – apoiasse Aécio Neves (PSDB) nas eleições. Levou-o ao ABC, distribuiu panfletos nas fábricas e disse que, no governo Dilma, a pauta sindical regrediu. Contribuiu para derrotar o PT em seu meio mais antigo, a fábrica. “Os trabalhadores têm um pouco do sentimento que tive, de traição do PT”, diz Paulinho.

Andrade, da GM, faz coro a Paulinho.  Ele fez campanha neste ano – e os petistas estavam todos do outro lado. Pela primeira vez, trocou o PT pelo PSDB.  “Dilma é radical, meio sargentona, não recebe sindicalista e deixou a desejar”, diz Andrade. “A popularidade dela caiu muito na fábrica. A derrota do PT no ABC foi boa para eles descerem do salto e resolverem o problema da economia. Meus colegas e eu só queremos voltar ao trabalho.”

Em Santo André, o ressentimento de Rocha é maior. Ele se lembra bem do Lula da década de 1970, um barbudo e desconhecido sindicalista. Encantado, Rocha cultivou uma barba desgrenhada igual. Andou com sindicalistas e participou de quatro grandes greves. “Com poucas exceções, sempre votei no PT, desde que apareceu o Lula.” Neste ano, rompeu com a tradição e deu o voto a Aécio.

Vicentinho diz que sua prioridade no ABC será formar novas lideranças, alinhadas ao pensamento da juventude. Espera fortalecer o sindicato dos metalúrgicos e compensar seu enfraquecimento nos últimos anos, por causa de uma indústria mais moderna, com menos mão de obra. Outros petistas por ali já ecoam o “volta, Lula”. Desejam vê-­lo de braços abertos aos trabalhadores em 2018, como nos velhos tempos. Os operários estão de coração partido. Seja Lula ou não em 2018, Rocha e Andrade dizem que só um governo melhor de Dilma fará com que eles reatem o casamento tão antigo quanto intenso com o PT. “Traição dói demais”, diz Rocha. “A gente não esquece.”

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