quarta-feira, 30 de abril de 2014

A cede de poder data desde o início dos tempos.


O homem desde sempre foi muito curioso em relação aos poderes que eventualmente poderia adquirir ao tentar manipular o mundo invisível
( ou "mundo espiritual" , como queira). Adquirir conhecimentos que o levassem a manipular esse mundo invisível parece ter sido o mote de muitas religiões,cultos ,ritos ou sociedades secretas em todo o mundo. 
Esse conhecimento secreto existe. E pode fazer com que os que o tem acabem por acumular poder. E na acumulo de poder, desequilibrar acarreta ordem do mundo. 
Talvez ( só talvez ) por isso , ainda na infância da humanidade , o Criador tenha sido tão enfático ao falar aos nossos primeiros pais que não “comessem do fruto da arvore do conhecimento...” mas que ,sim, sempre comessem do fruto da arvore da vida. 
Um exemplo muito pertinente de que a sede pelo acumulo de conhecimento das coisas ocultas levam o homem a derrocada é o exemplo de Salomão. Salomão começou a governar tendo recebido de seu pai um país unificado. As chamadas “12 tribos de Israel” não era outra coisa que não doze povos, como que 12 países distintos unidos sob a égide de um só monarca, tendo cada tribo o seu governo menor. Mas as escrituras sagradas contam que Salomão, d’um certa idade para frente, deslumbrou-se com o poder e foi atrás de um certo “conhecimento” que pudesse aumentar mais e mais o seu poder. O triste resumo é que Salomão chegou ao fim da vida como um imenso fracasso, pois por conta de sua vaidade , o Senhor retirou dele o reino das 12 tribos, tendo deixado com ele apenas a tribo de Judá e mais outra tribo... e isto “por amor ao meu servo Davi”, como relata o capitulo 11 de 1º Reis. 
Ou seja : se mesmo um homem reconhecidamente sábio como Salomão “derrapou na curva” tão estrepitosamente , que dirá o cuidado que nós devemos ter com relação à tentativas de manipular o mundo invisível , seja com falas, ritos,palavras mágicas ou com o que quer que seja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário