terça-feira, 29 de abril de 2014

RACISMO, PRECONCEITO, ESTEREÓTIPO E DISCRIMINAÇÃO.


Antes de sair cacarejando como galinha que pôs ovo entenda a diferença:
RACISMO é a ideologia que postula a existência de hierarquia entre grupos humanos. Segundo alguns autores, o racismo é uma doutrina que sustenta a superioridade de certas raças, podendo até representar ainda o preconceito ou discriminação em relação à indivíduos considerados de outras raças. Por exemplo, o que fez o governado do Acre, Tião Viana, do PT, com os haitianos.
PRECONCEITO é uma indisposição, um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos. Preconceito pode ser conceituado como uma ideia pré-concebida, ou mais precisamente, a suspeita, a intolerância e a aversão a outras raças religiões e credos. Por exemplo, o que fez a Marilena Chauí ao afirmar que os membros da classe média são fascistas nojentos.
ESTEREÓTIPO consiste em um atributo dirigido a determinadas pessoas e grupos que funciona como uma espécie de carimbo ou rótulo, que retrata um pré-julgamento. As pessoas rotuladas são sempre tratadas e vistas de acordo com o carimbo que recebem em detrimento de suas verdadeiras qualidades. Por exemplo, quando um petista perde um debate por falta de argumento lógico e parte para a ofensa do tipo: Burguês!
DISCRIMINAÇÃO é a denominação atribuída a uma ação ou omissão violadora do direito das pessoas com base em critérios injustificados e injustos tais como: raça, sexo, idade, crença, opção religiosa, nacionalidade, etc. Por exemplo, o que o governo petista vem fazendo com a família, com a liberdade religiosa, com a liberdade de expressão, e agora com a liberdade na internet.
Bom proveito.

Texto - Ruy Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário