ACIDENTE VITIMOU SETE PESSOAS
ANAC reintera que aeronave que caiu em Santos não poderia decolar com gravador de voz desligado
BRASÍLIA - No início da noite de sexta-feira (15), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou uma nota onde reitera que a aeronave PR-AFA, modelo CESSNA AIRCRAFT 560XL, acidentada em Santos na última quarta-feira (13), estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade válidos, ou seja, a última verificação anual completa das manutenções foi executada em fevereiro deste ano.
A aeronave PR-AFA, fabricada em 2010, tinha capacidade para transportar novepassageiros e possuía o gravador de voz (Cockpit Voice Recorder – CVR) instalado. Pela regulamentação, a aeronave não pode decolar se o CVR não estiver funcionando. O equipamento, embora não seja um item de segurança, deve ser obrigatoriamente checado pelo comandante antes do início do taxiamento, conforme manual de operação do fabricante da aeronave. O manual também estabelece que o CVR deve ser verificado a cada 150 horas de voo ou 24 meses, o que ocorrer primeiro.
A aeronave era de propriedade da CESSNA FINANCE EXPORT CORPORATION e era operada pela empresa privada AF ANDRADE EMPR. E PARTICIPACOES LTDA, por meio de arrendamento operacional (leasing), conforme Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A ANAC informa que solicitou apoio da Polícia Federal (PF) para localização do operador a fim de verificar informações veiculadas pela imprensa sobre eventual venda da aeronave, ainda não comunicada à Agência.
A ANAC está contribuindo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) e com a Polícia Federal para as apurações sobre as circunstâncias e as causas do acidente. Todas as informações levantadas pela Agência serão encaminhadas a esses órgãos para comporem os processos de investigação.
Agora pensem, se a aeronave foi inspecionada em fevereiro desse ano, portanto não havia passado-se um ano sequer desta e o gravador da cx preta tem autonomia de gravação para até 150 horas de vôo ou dois anos devalidade para ser em inspeção zerado ou no vencimento das horas, o que vier primeiro, como que um avião cujo certificado tem somente 6 meses não gravaria nada?
Será que pensam que não sabemos fazer conta ou que somos burros mesmo?
Que esta muito estranho, esta por demais...........
Nenhum comentário:
Postar um comentário