sábado, 16 de agosto de 2014

Declaração da ANAC põem por terra afirmação de que não haveria gravação na CAIXA PRETA do Avião acidentado ou ........





ACIDENTE VITIMOU SETE PESSOAS




ANAC reintera que aeronave que caiu em Santos não poderia decolar com gravador de voz desligado











BRASÍLIA - No início da noite de sexta-feira (15), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou uma nota onde reitera que a aeronave PR-AFA, modelo CESSNA AIRCRAFT 560XL, acidentada em Santos na última quarta-feira (13), estava com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade válidos, ou seja, a última verificação anual completa das manutenções foi executada em fevereiro deste ano.

A aeronave PR-AFA, fabricada em 2010, tinha capacidade para transportar novepassageiros e possuía o gravador de voz (Cockpit Voice Recorder – CVR) instalado. Pela regulamentação, a aeronave não pode decolar se o CVR não estiver funcionando. O equipamento, embora não seja um item de segurança, deve ser obrigatoriamente checado pelo comandante antes do início do taxiamento, conforme manual de operação do fabricante da aeronave. O manual também estabelece que o CVR deve ser verificado a cada 150 horas de voo ou 24 meses, o que ocorrer primeiro.

A aeronave era de propriedade da CESSNA FINANCE EXPORT CORPORATION e era operada pela empresa privada AF ANDRADE EMPR. E PARTICIPACOES LTDA, por meio de arrendamento operacional (leasing), conforme Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB). A ANAC informa que solicitou apoio da Polícia Federal (PF) para localização do operador a fim de verificar informações veiculadas pela imprensa sobre eventual venda da aeronave, ainda não comunicada à Agência.

A ANAC está contribuindo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) e com a Polícia Federal para as apurações sobre as circunstâncias e as causas do acidente. Todas as informações levantadas pela Agência serão encaminhadas a esses órgãos para comporem os processos de investigação.


Agora pensem, se a aeronave foi inspecionada em fevereiro desse ano, portanto não havia passado-se um ano sequer desta e o gravador da cx preta tem autonomia de gravação para até 150 horas de vôo ou dois anos devalidade para ser em inspeção zerado ou no vencimento das horas, o que vier primeiro, como que um avião cujo certificado tem somente 6 meses não gravaria nada?
Será que pensam que não sabemos fazer conta ou que somos burros mesmo?
Que esta muito estranho, esta por demais...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário