sexta-feira, 20 de junho de 2014

Malandro é o Temer…


… Que é vice-presidente, mas na hora do aperto nem aparece. Na recente abertura da Copa do Mundo a presidenta Dilma foi vaiada, xingada e se manteve praticamente fora da cerimônia, algo inédito neste tipo de evento. Mas esse foi apenas o ápice de um sentimento que vem ganhando cada vez mais força, que coloca a presidenta como a principal vilã da Copa e de praticamente tudo o que acontece de errado no Brasil. Não vou nem entrar no mérito da questão da culpa da presidenta, que creio que em muitas das vezes proceda.
          O que mais me chama a atenção é que a presidenta virou uma espécie de “símbolo” de todo o fracasso brasileiro, como se antes dela vivêssemos num paraíso. Mas existe um fato que me surpreende ainda mais, já que um senado com presidência de Renan Calheiros, com a câmara de deputados com nomes que estariam na prisão se nossa justiça fosse séria, com um vice-presidente que só aparece em momentos bons, somente Dilma é atacada.
              Nosso ilustre vice-presidente, Michel Temer, na abertura da Copa pouco apareceu. Na verdade pouco surpreende tal fato, já que se formos analisar que o partido de Temer é extremamente volátil e busca a todo custo estar no poder, independente de quais sejam as coligações que eles tenham que fazer. Não poderíamos esperar uma atitude diferente da segunda maior autoridade do país, que em praticamente momento nenhum é lembrado nos “protestos” de uma grande parte da população.
           Muitos dirão que ele não tem voz ativa, que não tem a oportunidade de fazer o que acha certo. Ai eu lanço o questionamento: Então qual a função dele? Apenas mais um dos milhares de salários inúteis que pagamos neste país? Creio que ele representa a figura mais lendária de nosso país, o malandro.
            Isso por que ele usufrui de todas as vantagens de estar no poder, que envolvem entre outras coisas um grande poder político e muita representatividade, até mesmo em nível internacional, mas não tem sua imagem manchada pelos constantes erros da presidenta, que deveria ser sua principal parceria política. Ou seja, Temer só tem vantagens, ninguém vê ele como ruim, independentemente de quem ele esteja “apoiando”.
          Arrisco até em dizer que ele como todo malandro brasileiro, é um covarde, já que ele não se pronuncia e nem se posiciona em defender quem deveria fazer parte de seu time. Nesta recente onda de “indignação” de um gigante que dizem que acordou, mas ainda continua anestesiado e não sabe de fato o que fazer acordado, muitos vem sendo esquecidos pelas massas de manobra que reproduzem tudo o que as modinhas pregam. O alvo de hoje é Dilma, que pode ser que não se reeleja, mas será que os problemas serão totalmente sanados? Será que o povo passará a ser mais consciente com um novo presidente? Será que ele vai acabar com a corrupção que assola o senado, a câmara dos deputados, os governos estaduais e prefeituras?
          Não defendo de maneira alguma a situação atual, mas acho uma burrice congênita achar que o único problema do Brasil é a presidenta ou o partido dela. Se assim fosse, meus amigos, nossos problemas seriam muito mais facilmente resolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário