Por aqui temos a mania de saber tudo, de dar a última palavra com base no que eu acho.
Seja na vida privada, no trabalho e principalmente nas políticas públicas.
O Paulo Renato criou o ENEM para avaliar a rapaziada que termina o Ensino Médio. Quase nada mudou naquele nível de ensino, a partir dos resultados do ENEM.
Os petistas transformaram o ENEM no maior vestibular da América do Sul. O que era ruim ficou pior. Os estudiosos de avaliação não falam sobre isso, pois estão envergonhados. Afinal, baixaram o cacete no ENEM do PSDB e o PT aprofundou sua finalidade, fazendo dele um exame de seleção, o que nunca foi.
Agora vejo a França discutir abertamente suas formas de avaliação nesse nível. Em lugar de muitas verdades deterministas só encontro perguntas: O monitoramento contínuo? Exame final? Notas, ou "validação de competências"? Qual será a forma do "brevet des collèges"a patente renovado?
Vamos deixar de lado a merda da ideologia e assumir que não sabemos ainda como dar acesso ao ensino superior para os jovens que concluem o ensino médio.
Falta vergonha e humildade. Ambas virtudes imprescindíveis ao cientista.
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